Desafio do Marco #1

19 07 2013

Actualização – 7 de Agosto 2013

Após três semanas e três treinos de reconhecimento, o record do Desafio do Marco #1 caiu por terra. Telmo Silva aproveitando a embalagem dos 50km do UTNLO atacou de forma implacável a rampa da Ribeira das Vinhas. Mais atrás Marco Fernandes, Paulo Martins, Virgílio Gomes,  José Heitor debatiam-se pelas posições seguintes num treino que segundo palavras dos próprios “cansou mais do que muitas provas”.

Na entrada da vertiginosa “descida da Repsol” Paulo Martins fecha os olhos e atravessa a estrada sem olhar para os carros e assume em conjunto com Virgílio as segundas e terceiras posições, passando Marco para quarto e Heitor em quinto.

Já no paredão antes da praia do Tamariz numa fantástica recuperação, vindo de trás para a frente, José Heitor passa por Marco Fernandes que entretanto aproveita a boleia para ultrapassar o Virgílio. Mantendo estas posições durante o último km.

O record do Desafio do Marco #1 foi batido pelos cinco primeiros atletas!!!

De acordo com as regras definidas no inicio do Desafio do Marco #1 o prémio é atribuído ao PRIMEIRO que bate o record. O objectivo do desafio é bater o record e o record foi batido! Efectivamente quando pensei nas regras não me passou se quer pela cabeça que isto viesse a acontecer, isto é, de tantos atletas baterem o record no mesmo dia. O limite de 30 dias foi criado para que caso o record não fosse batido pudesse na mesma ser realizado o jantar, mas neste caso com o melhor tempo.

Hoje foi um treino de loucos! Cinco atletas bateram o record no mesmo treino, incluindo eu próprio. Com os tempos bastante próximos.

Posto isto, e sem de nenhuma forma querer prejudicar nenhum dos atletas, nomeadamente o Telmo Silva que foi o primeiro a bater o record honestamente e com todo o mérito.

Proponho o seguinte: Todos os atletas têm até à próxima segunda feira dia 12 de Agosto as 21h para bater a marca do Telmo de 54’19”.

Porque dia 12? Porque dia 13 o Escotilha está fechado e dia 14 vou de férias… só voltando em Setembro.. Daí que é melhor despachar isto para irmos todos de férias descansados  😉

A grelha de melhores tempos passa a ser a seguinte:

1. Telmo Silva54’19”

2. Paulo Martins54’55”

3. José Heitor – 55′??”

4. Marco Fernandes55’52”

5. Virgílio Gomes – 56′??”

6. António Pedro Santos – 1h09’35”

7. Pau Storch – 1h11’31”

8. José António Pereira1h19’55”

9. Diogo Gamito – 1h?

10. Jerome Esteves – 1h?

11. Goretti Silva1h23’21”

Actualização – 6 de Agosto 2013

1. Paulo Martins – 1h04’55”

2. António Pedro Santos – 1h09’35”

3. Pau Storch – 1h11’31”

Actualização – 31 de Julho 2013

1. Paulo Martins1h04’55”

2. Pau Storch – 1h11’31”

3. António Pedro Santos – 1h17’16”

Actualização – 25 Julho 2013

1. Pau Storch – 1h11’31”

2. António Pedro Santos – 1h17’16”

Actualização – 24 Julho 2013

1. António Pedro Santos – 1h17’16”

Por vezes dou por mim a correr e as ideias começam a fluir ainda mais rápido que a batida das pernas no chão, umas mais interessantes que outras, claro. Desta vez decidi por a ideia em prática. Sempre gostei de competição, não sou obviamente o único. Acredito que este pequeno desafio que se pretende saudável seja uma forma de convívio e também uma forma de através dela manter o foco no treino e nas provas que se avizinham.

O que é o desafio?

É um percurso de treino de trail/corrida que utilizo com cerca de ~13,7 Km. Partida no mercado de Cascais(junto à máquina parquímetro) sobe pela Ribeira das Vinhas, passando por baixo da 3ª circular, por baixo da A5, sobe ao Cabreiro, Hospital de Cascais, Decathlon, Cemitério de Alcabideche, antiga fábrica das meias, golfe do Estoril (pelo trilho do monte), Escola de Hotelaria, Vale de Santa Rita, Praia da Poça, Paredão com o final no túnel da piscina oceânica de Cascais (junto ao Restaurante Bar Escotilha). O percurso tem alguns pequenos detalhes técnicos, mas tirando isso é perfeitamente rolante.

O objectivo do desafio é baterem o meu RECORD deste PERCURSO.

desafio1

Como participar?

A melhor forma será mesmo estudar o percurso que disponibilizo aqui:

Garmin Connect: http://connect.garmin.com/activity/344656104

STRAVA: http://app.strava.com/activities/68126842

Poderão descarregar para o vosso GPS caso seja possível para que sejam o mais rigorosos. Estou disponível para mostrar o percurso pessoalmente em sessões de treino a combinar.

O processo de BATER o RECORD está dividido em dois passos:

O primeiro que chamo de CANDIDATURA será efectuarem o percurso o melhor que conseguirem, ou o suficiente para BATER o RECORD e descarregarem o mesmo no STRAVA (www.strava.com) ou Garmin Connect (connect.garmin.com).

Apenas os percursos descarregados no STRAVA/GC cujo TEMPO TOTAL (tempo total inclui o tempo em que o relógio está a contar mais o tempo em que está em pausa) seja inferior ou igual ao meu tempo RECORD do momento serão aceites.

Serão excluídos percursos alterados informaticamente, que não respeitem o percurso original ou que por algum motivo não sejam entendidos como reais.

Cada GPS tem a sua forma particular que calcular a DISTÂNCIA e como tal, ainda que o valor DISTÂNCIA seja diferente pode ser aceite desde que o percurso seja visivelmente respeitado.

Caso o candidato não tenha GPS, poderá ser estudada uma forma de participar no DESAFIO.

O RECORD será dinâmico, isto é, será actualizado sempre que eu melhorar essa marca, passando esta a ser o RECORD a bater.

O segundo passo é o DESAFIO. Este passo é combinado de acordo com a disponibilidade do DESAFIANTE e do DESAFIADO. Aqui será efectuado o PERCURSO em MANO-A-MANO. Não serão aceites lebres, acompanhantes ou abastecimentos.

O DESAFIANTE deverá ganhar ao DESAFIADO, comprovando desta forma que o seu tempo RECORD é real e por conseguinte passará a ser o detentor do RECORD do PERCURSO.

Há prémios?

Atenção que isto apesar de formalizado, não se trata de uma competição oficial. É uma brincadeira/treino entre corredores. Não existem seguros, nem cortes de transito nem bombeiros, nem… etc etc.

No entanto para apimentar as coisas, a PRIMERA pessoa que bater o meu RECORD de acordo com as regras estabelecidas no prazo de 30 dias a contar da data de publicação deste artigo,  está imediatamente convidado a almoçar no Restaurante Bar Escotilha que está localizado no final do PERCURSO ou outro a combinar. O almoço/jantar é válido para o corredor mais um acompanhante e será na companhia da minha pessoa, da minha mulher Mónica e do meu filho Martim.

Caso o RECORD não seja batido no prazo estabelecido, o DESAFIANTE que realizar o melhor tempo em DESAFIO terá direito ao prémio.

Neste momento o RECORD foi realizado no dia 18 de Julho de 2013 e é 1h00’30”


Acções

Information

3 responses

19 07 2013
José António Pereira

Grande Marco. Assim é que é.

23 07 2013
Goreti Silva

Parabens pela inicativa…

24 07 2014
viviendomochileros

Parabens pelo blog!!
não percas a vontade de continuar a escrever sobre escalada em Portugal!
Eu só comecei a escalar quando vim viver para Barcelona, e agora vejo que existe escalad em PT, espetacular!
muita força!
grande abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: