Parede de Treino na Garagem 3/4

15 07 2008

No post anterior tinhamos ficado nas placas de MDF…

O que fiz foi deslocar-me a um AKI e comprei as ditas (duas) chapas de 244x122mm.

Escolhi o AKI por ser mais perto de minha casa, o que facilita o transporte. Mas em carpintarias é possível encontar as ditas placas a preços mais interessantes.

Até aqui tudo bem! O problema começou quando tive que as transportar até casa… Ainda foi preciso alguma força em levantar as placas e coloca-las no tejadilho do carro. Mas nada que um escalador devidamente preparado não consiga com uns quantos pegues… 🙂

Chegado a casa, começou um novo problema, que foi.. tirar as placas do carro e transporta-las para dentro da garagem… Isto porque as placas têm 244mm de altura e a garagem tem pouco mais de 250mm.. Mas pronto! O que interessa é que chegaram ao destino.

No ultimo post contarei como fiz a união das placas à estrutura.

Agora vamos saltar para o momento de unir as duas metades da estrutura e prender a estrutura à parede.

Para unir as duas metades da estrutura, foi necessário recorrer a um berbequim, e à aquisição de 4 parafusos com rosca de 12cm de comprido e respectivas porcas e anilhas.

Foi feito um segundo conjunto de buracos e respectivos parafusos para a ancoragem com a parede.

Para a ancoragem do meio da estrutura recorreu-se a um perne de 200mm com porcas e anilhas.

A ancoragem na parede foi feita com dois parafusos de expansão em forma de gancho. Os buracos na parede foram feitos com uma broca de 14mm de diametro… Que bicho!

 

Nesta foto estou a testar se o parafuso aguenta….

Neste momento a ancoragem está a ser feita por correntes, mas estou a pensar em alterar para fitas… as correntes são complicadas de alterar a inclinação das paredes…

Esta ultima foto dá para perceber todo o trabalho feito. Temos as correntes que unem a estrutura de madeira aos parafusos de expansão que foram colocados na parede. Também conseguimos ver os parafusos que estão a unir as duas metades da estrutura.

Para o último post, fica a união da estrutura com as placas MDF. Irá envolver o uso do berbequim tanto para criar buracos onde iremos apertar parafusos, bem como buracos para colocar as presas…. 😉

Levantando um pouco o véu, deixem-me avançar que os posts estão um pouco atrasados em relação á montagem da parede. A parede foi dada como finalizada neste sábado passado. Funciona! Apesar de precisar de algumas afinações, está perfeitamente funcional, e já deu para uma sessão de treino. Toda a estrutura está sólida e resistente.

Até ao próximo post!

Anúncios

Acções

Information

One response

29 07 2010
José Novais

Pois, cá vai um voto de confiança para esse rocodromo de garagem. Parece bem executado, embora não tenha avaliado bem o acessório escolhido para ligar o cadeado ao perno. espero que seja um mailon e não uma argola aberta como parece ser… É que as forças em presença serão consideráveis, quando forem sacadas tracções na progressão.
– Aproveito para divulgar que na Camping Shop, temos as porcas de cravar, bem como presas de escalada. As porcas são conhecidas por “T nuts”. Irão permitir a fixação expedita de cada presa…
– Muito obrigado pela divulgação da nossa loja, quando se referiu ao serviço prestado na recauchutagem dos pés de gato.
– Ao dispor e boas escaladas
Zé novais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: