Parede de Treino na Garagem 1/4

3 06 2008

A ideia de construir uma parede de treino na garagem já me tinha passado umas quantas vezes pela cabeça, mas acho que é desta vez que vou colocar a ideia a andar para a frente.

Ao longo desta série de artigos pretendo transmitir como vão decorrer os trabalhos da montagem da parede. Desde a sua concepção até sua implementação, mostrando as dificuldades e as soluções encontradas para as mesmas.

Quem sabe se assim, inspiro alguém a fazer o mesmo… 😉

Comentários e sugestões serão bem recebidos.

A primeira coisa a fazer é mesmo arranjar uma parede. Esta poderá ser numa garagem, sotão ou qualquer outra divisão da casa. (Já vi na internet uma parede no quarto das crianças… pois os miudos são danados para trepar cenas, acho a ideia fantástica se bem que choca com muitos preconceitos)

No meu caso, vou optar por montar na garagem. Tenho uma parede com que cerca de 250cm de altura. Para começar, vou inicialmente avançar apenas com uma pequena parede para treino, depois com o tempo talvez pense em ocupar toda a parede da garagem… mas vamos com calma. 🙂

Já que a parede na sua altura, mede 250cm, vou apontar por ocupar, mais ou menos, o mesmo em largura, ficando assim com um quadrado de 250cm de lado.

Assim, vou começar por empilhar toda a tralha que tenho na garagem com o objectivo de limpar 250cm de parede. Acreditem que não é tarefa fácil… pelo menos para mim que não gosto de deitar coisas fora e que ao longo do tempo fui acumulando na garagem o que agora parece um museu abandonado de tecnologia do século XX.

Para além da parede, vou limpar também o chão envolvente. Quando escalamos podemos cair, então é importante não termos nada que nos possa aleijar na queda.

A minha ideia será utilizar placas de madeira em MDF ou contraplacado para a parede. Já vi quem tenha furado simplemente a parede com um berbequim colocado lá as presas. Mas eu quero dar inclinação à parede, de maneira a que o treino seja mais intenso. Daí utilizar as placas de madeira, desta forma poderei rebater as mesmas no angulo desejado.

As placas de MDF mesmo sendo grossas, não passam de folhas de cartão grosso, isto é, são bastante fraquinhas. Vou ter de utilizar algum tipo de esqueleto para dar mais força à estrutura. Vou optar por faze-la em madeira. Penso que seja mais barato, mais fácil de construir e caso algo corra mal, sempre posso pegar fogo e tocar lira. 🙂

Para já vou visitar algumas lojas de bricolage, AKI, LeroyMerlin e algumas carpintarias mecanicas.

Sei que existem placas com 244x120cm. Vou precisas de duas

Para reforçar a estrutura, vou precisar de 4 ripas de 240cm e umas 8 ripas de 90cm.

A espessura das ripas ainda está por definir…

O modo de as juntar será através de cola de madeira e uns cotovelos de metal aparafusados.

A estrutura ficará com este aspecto:

Até ao próximo artigo!

Próximo Artigo Parede de Treino na Garagem 2/4

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: